quinta-feira, 15 de março de 2012

Um "vasto" vocabulário.

 Qual pai ou mãe não se derrete de alegria ao ouvir a criança pronunciando algumas palavras com pequenos erros? Alguns chegam até a estimular o filho a falar dessa forma, pois soa bonitinho. E aqui não é diferente. Alan vive sempre me alertando para corrigir e falar o certo, quando Kamille fala "errado". E sei que ele está com a razão, mas é tão bonitinho. Bem, a verdade é que ao longo desses últimos 2 meses, Kamille vem desenvolvendo cada vez mais seu vocabulário. O que começou com um Papá e Mamá, já tem diversas variações como Papainha, mamainha, mami, papi, dentre outros. 

Ela já entende quase tudo o que a gente fala. Quando perguntamos, ela aponta onde está o cabelo, o olho, os dentinhos, o nariz, as mãos e os pés. Puxa o olho com o dedo como se estivesse dizendo: "Tô de olho em você!" (minha mãe quem ensinou). Sabe limpar o nariz... Faz tantas coisinhas, mas tantas... que até vão se perdendo no tempo. Essa semana aprendeu a chorar igual a Chaves: bi bi bi bi bi. Lindo!!

Só para ter ideia do que ela já fala, vou postar algumas coisinhas:

- Mamãe, Papai, titio, titia = fala claramente;
- Felipe (primo pelo qual ela é apaixonada): ipe;
- Vovô, vovó: Totó;
- Cachorro e gato: auau / auuuuuuuuu (miau);
- Cavalo/ vaca/ boi: môôôôôôô;
- Formiga, aranha, mosquito: bixu;
- Luz, lua : em alto e bom som;
- Água: aba;
- Abrir/ abriu: abe, abiu;
- Ligou, desligou: iôu.
- Acabou: abôu;
- Pippo's: pixi;
- Não: é o que mais sabe dizer;
- Menina e menino: nininha, nininho;
- Dodói: nonói.

Tem mais algumas coisinhas das quais não me recordo no momento. Sei que é tão gostosa essa fase. Já compreendo muitas coisas que ela fala, o que ela quer. É uma fase muito boa, cada dia uma nova descoberta.

Sei que logo logo essas palavrinhas se perderão no tempo, dando espaço para novas coisinhas, por isso eu quis registrar essa fase aqui. Minha bebezinha está crescendo... e não sei se estou gostando da ideia. Já tô com saudades!


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu e Kamille vamos adorar seu recadinho!!